Não tenha mais dúvidas na hora de fazer um resumo

 

Dominar uma boa técnica de como fazer um resumo, seja a partir das anotações de aula, palestra ou livro, é uma das etapas fundamentais para apreender informações com rapidez e alcançar êxito nos exames.

Com tempo limitado, sintetizar as informações e agregar os pontos-chave nos ajuda a focar no que de fato é importante para melhorar o nosso desempenho durante o ato de estudar.

Cada aluno desenvolve esta tarefa da forma que melhor se adapta ao seu estilo de aprendizagem, mas queremos compartilhar alguns passos que podem guiá-lo nesse processo.

Como fazer um Resumo: 6 passos básicos

# 1 Explorando o tema e sub-temas: O primeiro passo para criar um bom resumo começa com a leitura do texto (ou anotações do conteúdo da aula). Assim, tem-se uma visão geral do conteúdo.

# 2 A organização do conteúdo: Esta etapa, que pode ser realizada em conjunto com o primeiro passo, consiste em identificar mentalmente as várias partes que compõem o texto. Dessa forma, você começa a ter uma ideia da amplitude e profundidade necessárias de como fazer um resumo.

# 3 Notas na margem: Antes de começar a trabalhar no resumo propriamente dito, adicione palavras-chave e notas nos pontos de margem. Esta tarefa facilita muito a construção do resumo.

NOTA: Este passo pode ser ignorado se tiver utilizado técnicas como o da Página Dividida ou o Método Cornell.

# 4 Destaque as informações essenciais: Dessa forma, você distingue a informação mais importante das secundárias ou dispensáveis.

NOTA: Se as suas anotações se parecem com a da imagem abaixo, é melhor você começar de novo. Menos é mais!

 como fazer um resumo

# 5 Esboço de conteúdo: Uma vez identificadas as partes mais importantes e a essência do texto, um diagrama ou Mapa Mental, que nos permite visualizar o conteúdo e as suas relações, podem ajudar não só com a construção do resumo mas, também, com a memorização das informações.

# 6 Redação: As 5 etapas acima são apenas uma preparação para nos fornecer subsídios de como fazer um resumo. Neste ponto, temos que começar a escrever. Para tanto, aqui estão algumas dicas para você ter em mente quando começar a fazer um resumo.

Como você verá nas imagens, as Notas Online podem facilitar esta tarefa.

  • Aproveite o trabalho já feito: Use como base para o seu resumo as notas na margem, a parte sublinhada e o esquema feito anteriormente.

como fazer um resumo

  • Organize o texto: Divida o seu resumo em parágrafos curtos e simples para facilitar a leitura. Use páginas separadas, se necessário.

como fazer um resumo

  • Use travessões, listas, letras em negrito, tamanhos variados e cores para destacar as diferentes partes do texto.

como fazer um resumo

  • Use imagens e vídeos para dar vida as suas notas e se comunicar mais com menos.
como fazer um resumo

Aprimorando: Compartilhe suas Notas com seus colegas e peça que eles compartilhem as deles com você. Dessa forma, poderá descobrir tópicos, que pode ter deixado passar, e outros pontos de vista que poderão ser aplicados às suas Notas.

como fazer um resumo

Como fazer um Resumo: Notas Online

Algumas das opções acima podem ser complicadas de se fazer em notas de papel tradicionais. Assim, uma boa ideia é criar seus resumos nas Notas Online, que lhe permitem fazer um resumo mais completo e dinâmico, e acessá-lo quando e de onde quiser.

Um exemplo para inspirar você:

 

Fonte: https://www.examtime.com/pt-BR/ 

Nossa Loja

Loja Taguatinga - CNG 05 Lote 05 loja 14, Taguatinga Norte - Fone: 3048-3797 - Segunda à sexta: 6:15 às 18:00hrs e aos sábados: 6:15 às 13:30hrs.

 

Formas de pagamento

 

O Armarinho São Paulo, além de toda a variedade e preço baixo, oferece as mais variadas formas de pagamento. Ainda, aceita cartões de crédito e cartão material escolar.

  • Cartão de crédito, parcelamento em até 6x sem juros.Sendo parcela mínima R$50,00.
  • Cheque, mediante comprovação de conta com no mínimo 1ano de abertura.
  • Cartão de débito
  • Cartão material escolar

Horário de funcionamento da loja da Asa Sul: Segunda à sexta 8h às 18h e Sábado das 8h às 16h.

Demais lojas: Segunda à Sábado de 8h às 19h e Domingo de 8h às 14h

Administrar site